Canal da Mulher - Dicas de beleza, Notícias sobre moda, Data de eventos... e tudo mais para o Universo Feminino!Aqui a estrela é você!
Canais Especiais Canais da Mulher Canais EmpresasVALE

Receba nossa newsletter

Nome:
e-mail:

9 dicas para você montar o quarto de bebê sozinha

Dica: Yahoo Mulher


O Gabriel estava para chegar e, ainda na barriga de sua mãe, Michele Motta, mal sabia o que estava acontecendo do lado de fora para a preparação do seu quarto. A mamãe queria saber como ia ficar o cantinho do seu filho amado, pesquisava preços de berços, revirava a internet em busca de novas ideias, ia atrás de profissionais para dar o orçamento, até que, no final das contas, acabou fazendo tudo do jeito que queria e sozinha.

E no caso de quem fica no mesmo quarto? Como acontece, por exemplo, com Catarina, que pouco antes de nascer já preocupava sua mãe, Maria Nascimento. As duas situações são diferentes, mas existe algo em comum entre elas: a inspiração das duas mulheres para preparar o espaço do bebê sem precisar contratar um decorador ou algo assim.

Que tal então ler nove dicas de como montar o quarto do seu bebê sozinha?

Pesquise os preços:

A pesquisa de preços é vital para quem vai montar o quarto do bebê sozinha. A mamãe Maria conta que a melhor opção na internet é achar uma promoção. "Gostei de um berço específico, que era bege, porque eu não sabia se ia ter mais filhos, então não quis cores de menina ou menino, queria um neutro. Monitorei o preço desse específico durante um bom tempo, de fevereiro a junho, e nada do preço cair. Depois achei uma promoção que incluía berço, carrinho, bebê conforto e uma bolsa, tudo "combinadinho". Tudo isso equivalia ao preço daquele berço específico que eu tinha gostado inicialmente, e mesmo não sendo exatamente o que eu desejava, da cor que eu gostaria que fosse, comprei pela promoção" indica ela.

Escolha o berço de acordo com suas necessidades:

A cada loja de móveis de criança você encontra um berço mais lindo que o outro, não é mesmo? Mas a verdade é que muitos deles não atendem às reais necessidades da família. Para evitar problemas, enquanto estava grávida e morava no Rio de Janeiro, Maria sabia que ela e sua filha teriam que morar na capital pernambucana dali a alguns meses, então preferiu um berço portátil. "Eu queria o berço de viagem, porque vinha morar em Recife quando ela tivesse quatro ou cinco meses e eu não sabia se vinha de mudança completa ou só minhas coisas e dela. Para o avião, melhor o desmontável", diz ela.

Escolha o tema do quarto e mãos à obra:

Maria, que optou por dividir o seu quarto com o bebê, escolheu o tema de ursinhos. Ela queria que eles fossem marrons, de vestido rosa e borboletas, e mudou a cara do seu quarto para receber sua princesinha. Para isso, ela mesma colocou a mão na massa e ainda recebeu ajuda do irmão. "No meu quarto, mudei várias coisas: tinha um armário marrom e meu irmão pintou o meio de branco e eu fiz borboletas nessa parte; tinha uma parede lilás que virou rosa; tinham uns adesivos de flores que eu tirei e coloquei ursinhos com borboleta. O berço vinha com um móbile, que eram três bichinhos de pelúcia, transformei-os em três ursinhos também. Fiz quatro porta-retratos para parede e já escolhi como serão as fotos: quatro são minhas com o pai dela e 12 são para evolução da Catarina, acrescento uma foto por mês, em cada mês de aniversário. Levei cerca de um mês para preparar o meu quarto para a chegada dela", lembra ela. Michele também preferiu ela mesma dar conta de detalhes que ajudam na decoração. "Eu mesma fiz o kit higiene, o quadro da porta e as lembrancinhas", recorda.

Temas infantis eternizados: atenção ao papel de parede:

A empolgação para dar aquele toque especial no quarto do bebê é muito grande, mas é importante lembrar que rapidamente ele já não será mais tão pequeno e o tema bem infantil acaba não combinando mais ao longo do tempo. Por isso, muita atenção quando for usar papel de parede com motivos super infantis, pois eles podem ficar desatualizados rapidamente. "Se eu pudesse voltar no tempo, não colocaria papel de parede, pois meu filho já está grandinho. Além disso, dá trabalho para tirar tudo. Ele mesmo está destruindo, arrancando com os dedinhos!" alerta Michele Motta.

Opte por móveis que facilitam a limpeza:

Quem é mãe sabe: o tempo para cuidar do lar é reduzido a quase zero. Ente choros, fraldas e mamadeiras, o mais importante é manter o cantinho do bebê o mais limpo possível e para facilitar, só mesmo com mobília adequada. A mamãe Michele indica a compra de móveis laqueados para facilitar a limpeza. "Desde que Gabriel nasceu, limpo o quarto dele com pano seco e depois uso um outro com álcool. Apenas depois dos nove meses que inclui produto químico", enfatiza ela.

Bichos de pelúcia para bem longe:

Ainda que sejam lindos, os clássicos bichinhos de pelúcia não são indicados pelas mamães, pois ele acumulam poeira. Michele Motta diz que não quis ter nada disso no quarto do bebê para garantir a saúde do filhote.

Substitua a "cama babá" por aquela que vai ser usada pela criança no futuro:

Na opinião de Michele Motta, ter uma cama no quarto do bebê é importante, mas não precisa ser necessariamente uma "cama babá", pode já ser aquela que ele vai usar futuramente.

Divisão do quarto entre menino e menina:

Muitas mães ficam grávidas de um bebê com sexo diferente da criança mais velha. Michele, por exemplo, já tem Gabriel, de 1 ano e 3 meses, e está esperando Manuela que vai chegar em outubro. Para isso, ela já planeja a divisão do quarto para os dois. "Há uma infinidade de combinações em tons neutros, como bege, amarelo e marrom em quartos divididos. A cor predominante do quarto dos meus filhos será bege, e eu vou aproveitar o tema e a decoração dos ursinhos", sinaliza ela.

Não conte com presentes de outros:

Muitas vezes, as mamães ficam super empolgadas e acabam achando que todo mundo está na mesma sintonia de gravidez e, por isso, vão ajudar em várias situações, inclusive dando presentes para a decoração do quarto do bebê, mas não é bem assim. Por isso, a dica é fazer tudo por si e no máximo contar com os mais próximos, que no caso de Maria Nascimento foi a sua mãe e seu irmão. "Não pedi nada às pessoas e também ninguém ofereceu presentes. Minha mãe que me ajudou na compra do material de biscuit e eu com minha mão-de-obra. Meu irmão pintou a parede e o armário", conta ela.

Veja hotsites de Mães e Filhos

Voltar



Publicidade

Canal da Mulher® - Todos os direitos reservados

EmpresasVALE   |    Sites & Cia