Canal da Mulher - Dicas de beleza, Notícias sobre moda, Data de eventos... e tudo mais para o Universo Feminino!Aqui a estrela é você!
Canais Especiais Canais da Mulher Canais EmpresasVALE

Receba nossa newsletter

Nome:
e-mail:

Atraso na fala até 2 anos não traz problemas !

Dica: Crescer


Uns são tagarelas quando ainda nem andam direito, outros já demoram mais a falar, para pânico dos pais. Mas esse atraso na fala é motivo de preocupação? Um estudo realizado pela University of Western Australia, publicado na revista científica Pediatrics, revelou que aquelas com defasagem no vocabulário aos 2 anos não têm riscos de ter problemas emocionais ou de comportamento mais tarde.

A pesquisa acompanhou, até a adolescência, 1.400 crianças que demoraram mais a falar. Dessas, uma em cada dez tiveram atraso, mas isso não levou a nenhum problema. Segundo os cientistas, apesar de uma criança de 2 anos falar uma centena de palavras, há uma série de variações.

De acordo com Saada Ellovitch, neuropediatra do Hospital Samaritano (SP), o marco para aguardar a fala é até 2 anos. Nessa idade, uma criança com neurodesenvolvimento dentro do esperado já diz várias palavras isoladas e pequenas frases, com duas ou três palavras. “Mas é importante ressaltar que estaria dentro do tolerável quando o atraso da fala é isolado, mas a comunicação social, normal”, diz Saada.

Ou seja, o seu filho pode até não falar, mas ele se comunica olhando nos seus olhos ou de quem está cuidando dele, para um objeto desejado e apontado para este. Nesse caso, o atraso de desenvolvimento envolveria apenas uma região do cérebro. Ainda assim, convém você buscar ajuda de um especialista, pois é ele quem vai saber avaliar a criança.

São sinais de alerta de um problema maior quando, além de não falar, a criança não brinca, não olha nos olhos de forma persistente. “Por vezes o atraso na fala tem lentidões em outras áreas associadas, como na coordenação motora fina e no nível de atenção, que podem vir acompanhados de dificuldades comportamentais e emocionais”, alerta Saada.

No dia a dia, você pode ajudar o seu filho no desenvolvimento da fala e linguagem. Em primeiro lugar, se ele apontar para um objeto, não o atenda prontamente. Incentive-o a pedir, a dizer o que deseja. “Os pais também devem ser bons contadores de histórias e leitores para os seus filhos”, afirma Saada.

Veja hotsites de Mães e Filhos

Voltar



Publicidade

Canal da Mulher® - Todos os direitos reservados

EmpresasVALE   |    Sites & Cia