Canal da Mulher - Dicas de beleza, Notícias sobre moda, Data de eventos... e tudo mais para o Universo Feminino!Aqui a estrela é você!
Canais Especiais Canais da Mulher Canais EmpresasVALE

Receba nossa newsletter

Nome:
e-mail:

Flores de tecido são ótimas opções de Decoração!

Dica: Yahoo Mulher


As flores artificiais como um todo são tendência para a decoração da casa, especialmente as de tecido. Conferindo aconchego e alegria a todos ambientes, o momento é de tirar vantagens do aspecto artificial, evidenciando seus benefícios.

Para Hilda Morelli, arquiteta e artista plástica, "o artesanato como um todo está em alta por diversos motivos". Entre as vantagens está a questão da reciclagem, durabilidade e a representação lúdica do real.

Desde o início da década, o retrô tem sido uma forte referência. Os trabalhos manuais têm o poder de reinventar "o velho" e inovar, sem perder a referência do original. Assim usar peças de crochê, tricô, fuxico e outras técnicas estão longe de serem bregas, tanto na decoração como nas roupas.

Quanto as cores? Segundo Hilda, na paleta 2014 são os tons fluorescentes e amarelos quem mandam. "Falando de flores, o outono / inverno nos levam ao clássico das rosas vermelhas. Já as estações quentes pedem flores alegres, como margaridas e flores do campo", dá a sugestão.

Mas o bacana memo é apostar em arranjos originais, de acordo com o ambiente. Em uma sala despojada flores únicas, desde pequenos detalhes como cortinas até arranjos de mesa. "Agora, o legal é assumir essas flores como artificiais e tirar partido disso", afirma a artista arquiteta, onde "o suporte (vaso) dão todo um charme nessa brincadeira".

A especialista dá exemplo de arranjo com flores de tecido em modelo de violeta, em uma xícara antiga, que remeterá ao aconchego a uma mesa de chá da tarde. Para cozinha, pimentas em copos americanos ou em canequinhas de alumínio. Já as folhagens verdes, humanizam banheiros. Para a garagem, arranjos numa galocha branca.

Porém, soltas as flores de tecido não tem tanta graça. Procure formar arranjos ou trabalhos que contextualize, para que a flor em si não pareça jogada. A decoração pede harmonia visual com características e gostos do morador. Para essa atmosfera acolhedora, Hilda dá uma importante dica: "Vai da personalidade, mas muito mais do espaço. O ambiente precisa ser enfeitado e não sufocado com o arranjo. Se não é melhor não ter", aconselha a especialista.

Para quem deseja começar, estes são os passo a passos de flores de fuxico sugeridas pela artesã Grace Siqueira, do Ateliê Piccirellas:

Material:

- Retalhos de tecido de algodão cortados em círculos;
- Agulha e linha branca.
- Pedras, botões ou outros para decorar conforme o gosto.

Passo a passo:

1. Geral
- Recorte círculos de retalhos de tecidos de algodão para a confecção das flores de fuxico. Estampas neutras e delicadas são mais indicadas.
- Cada círculo recortado formará uma pétala da flor de tecido. Quanto menor, mais meigo será seu fuxico. Veja a foto ilustrativa por exemplo, a flor de fuxico branco tem pétalas de círculos 3,5cm enquanto as flores rosas com pétalas de retalhos de tecido com 7cm de diâmetro.

2. Flor de tecido branco
- Corte 5 círculos de 3,5cm de tecido de algodão para a flor de fuxico;
- Dobre ao meio cada um deles, pois serão as pétalas;
- Pegue uma das pétalas e costure a parte arredondada. Evite que sobre muito tecido na parte de baixo da pétala para facilitar o acabamento;
- Usando a mesma agulha e linha (isso mesmo, nada de fazer as pétalas individuais, todas são presas na mesma linha), costure as demais pétalas;
- Agora é só juntar. Costure um delicado nó de união entre a primeira e a última pétala da sua flor de tecido.
- Para o miolo, cole pedrarias ou botões para dar aquele acabamento delicado que a decoração da sua casa merece!

3. Flor de tecido rosa 1
- Esta flor de tecido rosa segue o mesmo passo a passo da flor decorativa anterior. A diferença é exatamente o tamanho do círculo que dá origem às pétalas - de 7cm - e a escolha por um tecido estampado.
- Para seu jardim de flores em tecido ficar ainda mais encantador, ajeite as pétalas para cima conferindo um charme tridimensional.

4. Flor de tecido rosa 2
- Assim como as flores de verdade, as flores de tecido podem apresentar pétalas diferentes. Uma variação da pétala da flor de tecido, tem como base o mesmo conjunto de 5 círculos de tecido cortados em 7cm de diâmetro.
- Dobre um círculo ao meio e depois ao meio novamente, formando um triângulo de base arredondada;

- Faça o mesmo com as demais futuras pétalas;
- Com a sua agulha e linha, costure a base arredondada. Com a mesma agulha, costure as demais usando a mesma linha para unir as pétalas da sua flor de tecido;
- As artesãs caprichosas prestam atenção no sentido em que estão costurando essas pétalas de fuxico. Como esta pétala de pontinha tem uma dobra no meio, a flor composta fica mais bonita quando todas seguem a mesma direção;
- Para fechar, costure a primeira junto a última pétala delicadamente;
- Para o acabamento e miolo, você pode colar uma pedraria ou botão decorativo para arrematar;
- Flores maiores são ideais para confecção de arranjos para decorar a casa, montando ramalhetes, plantadas em vasos decorativos, como prendedor de cortina, aplique em almofada, entre outros.
- Outras sugestões de uso são: lembrancinhas de festa de aniversário ou chá de bebê, além de um divertido acessório para cabelo ou chaveiro. A criatividade agora é com você!

Veja hotsites de Casa & Decoração

Voltar



Publicidade

Canal da Mulher® - Todos os direitos reservados

EmpresasVALE   |    Sites & Cia